EXPLOSÃO DE RECLAMAÇÕES E A REAÇÃO DO CONSUMIDOR
IBEDEC
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EXPLOSÃO DE RECLAMAÇÕES E REAÇÃO DO CONSUMIDOR
A grande mobilidade social trouxe ao mercado de consumo 30.000,000 de novos consumidores nos últimos anos.
O
sistema nacional de informações de defesa do consumidor divulgou uma
pesquisa que houve 861.000,00 queixas contra empresas dos Procons de
todo o país, um número 9.23% maior que em igual período de 2011.
Indica ainda a pesquisa que o porcetual é superior a movimentação da venda no mesmo período, 7.6%, segundo dados da SERASA.
O
Diretor do IBEDEC José Geraldo Tardin "afirma que os números confirmam
que o consumidor está reagindo contra a incapacidade do fornecedor de
entregar o serviço contratado sem vício, de cumprir os prazos acertados e
qualidade anunciada".
A reação do consumidor tem levado
as agências reguladoras a agirem como mais rigor em favor do consumidor
com as seguintes medidas:
- no ano passado, a ANAC suspendeu a venda de passagens da TAM e da WEBJET;
- esse ano, a ANS proibiu a venda de 268 planos de saúde de 37 operadoras;
- em julho deste ano, a ANATEL proibiu que operadoras de telefonia celular continuassem a vender seus produtos;
-
essa semana, a Secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da
Justiça notificou 10 instituições financeiras por cobranças abusivas de
taxas para financiamento de veículos;
- o consumidor de forma pontual tem recorrido a justiça de forma pontual para exercer os seus direitos;
-
a ANEEL promoverá até setembro de 2012 evento para ouvir e debater com
os consumidores as ofertas de serviços de energia elétrica pré-paga;
os
consumidores usuários do serviço de banda larga promovem, diariamente,
ações judiciárias reclamando que o fornecimento do serviço é inferior a
capacidade ofertada e contratada.
Afirma o
Diretor do IBEDEC " que essas atitudes mostram a nítida a mudança no
perfil do consumidor brasileiro que estão cansados de serem os únicos
prejudicados na relação de consumo, pagando caro pelo fornecimento de
serviços ruins ou até mesmo inexistente".
Os
fornecedores devem se atentar a essa transformação e se preocupar com
seus consumidores, não somente no ato da venda, mas também no
pós-atendimento e cumprimento do contrato.
O Diretor do
IBEDEC José Geraldo Tardin "ressalta que passou da hora de os
fornecedores entenderem que infinity não é plano de telefonia móvel
ofertado, mas tem sido um infinito desrespeito ao consumidor e a sua
paciência".
Telefones e sites para reclamação e esclarecimentos de dúvidas:
ANAC - Corregedoria - (61) 3314.4381 - www.anac.gov.br
ANATEL - (61) 2312.2000 - www.anatel.gov.br
ANEEL - (61) 2192.8997 - www.aneel.gov.br
ANS - 08007019656 de 2ª a 6ª das 8:00hs e 20:00hs - www.ans.gov.br
Procon - 3905.7826 - www.procon.df.gov.br
IBEDEC - (61) 3345.2492 - www.ibedec.org.br
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