E-commerce: confira as tendências para este ano - 06/03/2012
As
tecnologias estão avançando e se aproximando cada vez mais dos
consumidores. Com isso, não era de se estranhar que tantos comerciantes
estivessem preocupados em buscar soluções que pudessem facilitar as
operações comerciais no seu dia a dia.
Nada mais justo tendo em
vista a a quantidade de dispositivos portáteis com plataforma para web
que circulam por aí, não é mesmo?
Pensando nisso e também visando
orientar os comerciantes sobre os principais pontos a serem melhorados
nos próximos 12 meses, o CMO da Rakuten Brasil, Alessandro Gil, listou
dez tendências do varejo on-line para 2012.
A lista, com as dez tendências do segmento, encontra-se a seguir:
Dispositivos em alta – em 2011, os dispositivos portáteis com
plataforma para web transformaram o comércio virtual, mas, embora os
sites tivessem uma ótima navegabilidade, a incerteza do consumidor
quanto aos pagamentos móveis ainda se manteve nete ano, dificultando a
conversão das vendas. Tal questão ainda está sendo tratada pela
indústria, que deverá aplicar plataformas de serviços móveis de
pagamento nos próximos 18 meses.
Canais móveis para pequenos
comerciantes – grandes e pequenos comerciantes conseguirão aproveitar o
canal móvel, sem incorrer em altos custos de infraestrutura. Sites
afiliados, como o Groupon e o Vouchercloud, permitirão que comerciantes
experimentem novos canais de consumo sem a implementação de um programa
móvel dedicado.
Serviços pessoais – um ressurgimento deste
modelo de serviço pessoal será observado no mercado, pois os
consumidores se cansarão do excesso de comunicação das marcas on-line e
focarão em comerciantes que oferecerem um serviço mais personalizado.
Tablets para compras on-line – os tablets representarão uma excelente
oportunidade aos varejistas, já que sua rica funcionalidade substitui a
tradicional experiência de barganha on-line numa experiência de loja
virtual. A ideia, para se capitalizar com isso, é que os varejistas
otimizem seu conteúdo para os tablets e pensem de forma criativa na
apresentação, como se estivessem na loja.
Varejo on-line e
off-line – varejistas deverão unir os pensamentos on-line e off-line,
reaplicando valores e ofertas do mundo digital nas lojas, bem como a
rica experiência do produto das lojas virtuais.
Filial para
lojas de rua – serviços de digitalização de código de barras auxiliarão
os usuários a fechar o melhor negócio on-line para um produto que está
na loja física. Este sistema insustentável significa para a loja física
que ela não teve papel nenhum neste tipo de venda. É importante manter o
papel das lojas de rua como um modelo de referência na conversão de
vendas, como acontece on-line, para oferecer uma participação nas vendas
virtuais que elas promovem.
Redes sociais farão a diferença –
varejistas utilizarão cada vez mais as redes sociais, não apenas para o
conhecimento da marca, mas também para o desenvolvimento do produto e o
atendimento de seus clientes.
Comunidades comerciais sem
fronteiras – os consumidores dos mercados em expansão, como Brasil e
China, estão abertos para fazer compras on-line internacionalmente. Por
isso, modelos de mercado internacional deverão fornecer, neste ano, a
oportunidade de expansão de operações aos empreendedores, sem um custo
abusivo, associada ao estabelecimento de modelos de distribuição local,
instalação de lojas etc.
Transportes flexíveis – a adoção de
transportes flexíveis será vital para o crescimento do negócio. No Reino
Unido, por exemplo, isso fica evidente pela crescente popularidade do
fenômeno "clique e receba", que representou 10,4% do total das vendas de
comércio digital no país neste Natal, de acordo com o IMRG.
Conversa direta – os varejistas poderão se comunicar com seus clientes
de acordo com os hábitos de navegação de cada usuário. A expectativa é
que, neste ano, a troca de dados entre varejistas e redes sociais
permita um conhecimento maior sobre o comportamento do consumidor. Com
isso, espera-se que o marketing de cada empresa atinja diretamente o
perfil de cada usuário.
Fonte: InfoMoney / Eliane Quinalia
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